Conceito de Capacitação para fins de Registro de Frequência

10/02/2020 08:28

Em atenção à disponibilização do Sistema Eletrônico de Frequência para uso, avaliação e feedback da Comunidade Universitária no período de 03 de fevereiro de 2020 a 03 de abril de 2020, questionamos a Coordenadoria de Capacitação de Pessoas que ações podem ser caracterizadas como ações de capacitação formalmente instituídas, de modo a potencializar a formação dos servidores desta Universidade.

Entre os questionamentos apontados, a matrícula em disciplina isolada e os cursos de línguas estrangeiras podem ser considerados como ações de capacitação?

A Instrução Normativa Nº 201 de 2019, define ação de capacitação nos seguintes termos:

Art. 2º. Inciso 1 – ação de desenvolvimento ou capacitação: toda e qualquer ação voltada para o desenvolvimento de competências, organizada de maneira formal, realizada de modo individual ou coletivo, presencial ou a distância, com supervisão, orientação ou autoria.

O Parecer n º 20/2018 /DAJ/COLEP/CGGP/SAA manifesta no item 5 , que a matrícula em disciplina isolada trata-se de um tipo de estudo que se equipara a eventos de capacitação de menor duração.

Diante do exposto, podemos concluir que a matrícula em disciplina isolada e os cursos de línguas estrangeiras são considerados ações de capacitação.

Estamos à disposição para qualquer informação adicional que se faça pertinente

Como faço para solicitar um abono de carga horária em virtude de participação em curso capacitação?

1. No menu à esquerda, clique em “Minhas Ocorrências”;
  2. Clique no botão Registrar Ocorrência, localizado logo abaixo do quadro explicativo sobre os tipos de ocorrências;
  3. Selecione a opção “Abono de carga horária”;
  4. Selecione a justificativa “Capacitação”. Perceba que no campo abaixo você pode especificar o tipo de capacitação, bem como fornecer mais detalhes sobre o curso realizado;
  5. Nos campos abaixo, você irá preencher a data e o horário para os quais solicitará o abono;
  6. Clique no botão Enviar e seu pedido de abono será registrado.